A Decadenciada da Tv por Assinatura

antena

Estava assistindo ao canal Sony ontem, e deparei-me com a faixa de reprises dubladas do canal, que, desde o dia 4 de fevereiro começou a exibir na América Latina das primeiras temporadas de Grey’s Anatomy e Desperate Housewives.

O canal Sony se pronunciou, dizendo que: “Todas as estréias e inéditos continuarão sendo exibidos legendados e com áudio original. Eu, como muitos outros, fiquei receoso que esse fosse o primeiro passo para que o restante da programação do canal fosse dublada”, como acontece atualmente com as séries do horário nobre do canal Fox (que hoje é o pior da tv por assinatura em minha opinião).

Existem (hoje bem mais do que no inicio da tv paga no Brasil) inúmeros canais de tv paga que tem sua programação 100% dublada, como canais com desenhos (cartoon network, nick, jetix, disney, animax, boomerange, etc.) e os de filmes (HBO family, telecine pipoca, TNT etc.).

Eu, parto do pressuposto que, se tenho a TV por assinatura, se PAGO por ela, eu quero ver as produções na forma original. Assim deve ser com as outras pessoas, sei que essas séries não passam na TV aberta, mas, já que se propaga tanta tecnologia e inovação, os canais deveriam oferecer as duas opções, dublado e com legendas, pois, isso já é possível nas principais operadoras (Sky, NetDigital e Telefônica).

Temos ainda a preocupação de o nosso congresso aprovar uma lei que transforme a nossa tv a cabo em “Tv Estatal”, se assim posso dizer, pois nos querem tirar a liberdade de assistirmos à programação dos canais estrangeiros de forma integral.

O substitutivo aprovado pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio obriga as operadoras a contar com 50% de canais com conteúdo nacional. Os canais estrangeiros também terão que dedicar, individualmente, 10% da grade para programação brasileira. Não contam nestas cotas os canais do chamado must carry – que inclui as TVs abertas e os canais obrigatórios, como a TV Senado e a TV Câmara.

Resumindo: é um absurdo! Pagamos por uma tv, que hoje em dia, tem mais propagandas, tem mais dublagens e possivelmente terá mais programação nacional. Se eu quisesse ver programas nacionais e dublados, colocaria uma antena UHF no telhado e ainda não pagaria nada por isso. Se eu preferir ver uma serie ou filme dublado, simples, alugo o DVD com as devidas opções de áudio! Sou muito a favor sim das dublagens, desde que, existam as duas opções ao assinante, e quanto à programação nacional, prefiro que fiquem como estão, que fiquem por conta da LixoGlobo na tv aberta e que os canais que a mesma disponibiliza a cabo já estão de bom tamanho.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s