Ectomorfos…uma luta constante

magro Eu, como muitos, posso mandar ver pizza, hambúrguer e torta de limão sem se preocupar com a balança. Mas nem por isso sou feliz. Meu sonho é olhar-se no espelho e enxergar um cara mais forte e definido. Para isso, nós, magros se matamos: malhamos pesado todo dia, comemos quantidades que transformariam qualquer outro cara num elefante e o máximo que conseguimos é não emagrecer mais.

Um dos  obstáculos pode estar em nossa constituição genética: provavelmente você é como eu, um ectomorfo. Em nosso biótipo, diferentemente dos endomorfos (os mais gordinhos) e dos mesomorfos (os musculosos), por causa do metabolismo acelerado, o corpo queima rapidamente tudo o que se consome.

Outro fator é que nos ectomorfos o processo catabólico predomina, fazendo com que o corpo busque compensar a falta de energia consumindo as próprias reservas e tecidos. O principal hormônio catabólico é o cortisol, liberado em situações de estresse físico e mental, quando ele reduz a utilização de glicose pelas células e aumenta as taxas de açúcar no sangue para que o cérebro funcione com mais excelencia. Em contrapartida, decompõe o tecido muscular, fazendo com que ele perca força e tamanho. “É preciso controlaro estresse para evitar perda de peso e massa”

2 comentários sobre “Ectomorfos…uma luta constante

  1. Exatamente com foi comentado sou Ectomorfo, tenho 1,87m e peso 65kg. Amigos ficam boquiabertos quando vêem a quantidade de minhas refeições. Estou a 3 anos tentando subir meu peso, refeições equilibradas, e ajuda de hipercalóricos, porém, nem cheguei perto dos resultados desejados. Minha genética e trabalho estressante fazem com que consegui subir somente 3 kg. Isso acaba se tornando desanimante, pois todo esforço que faço evapora. Tem outra solução para nós Ectomorfos conseguir driblar esses obstáculos?

    Curtir

  2. Oi Francislei,

    Eu sei como é isso…Tenho 1,87m e preciso estar sempre esperto para não descambar pra magreza excessiva. Também sou ectomorfo e passei a me preocupar mais com meu peso há 9 anos atrás, depois de ter pulado refeições durante uma semana, estava com 64Kg!!! E o pior era que eu comia feito um condenado e não engordava. Tive que tomar Complexo B para chegar aos 70Kg. Depois fui misturando Neston, aveia e outras coisas. Aí resolvi combinar com exercícios aeróbicos (ergométrica e caminhada) e cheguei aos 78/79. Mais um pouco de exercícios e cheguei aos 83Kg!!! Mantive esse peso até 2006, quando fui trabalhar num lugar onde nem sempre dava pra se alimentar direito e em seis meses emagreci de novo, chegando aos 73Kg…E lá vou eu de novo, querendo chegar ao peso ideal, que pra mim é semelhante à altura, meu objetivo para 2009.

    Abraços.

    Curtir

Deixe um comentário

