Desenvolvidos leucócitos resistentes ao vírus da Aids

image Uma equipe de cientistas conseguiu fazer com que as células T, um tipo de leucócitos, sejam resistentes ao vírus da Aids graças à modificação de um gene, segundo uma pesquisa publicada hoje pela revista científica britânica "Nature Biotechnology".
Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia (EUA) explicam neste artigo como anularam a ação destruidora que o vírus tem nestas células graças à utilização de uma enzima criada para interromper a ação de um gene-chave.
Este gene, chamado CCR5, é o responsável pela criação de um receptor da superfície das células T que é a substância que permite que o vírus as invada.
Trata-se de um tipo de endonuclease com dedos de zinco, capaz de "cortar" o DNA em determinadas regiões dos cromossomos, que conseguiram interromper sua atividade nas células T com uma especificidade muito elevada.
A partir daí, foram feitos exames em provetas e em ratos de laboratório com células T modificadas.
Na experiência envolvendo a lâmina de cultivo, onde se misturaram células normais e células modificadas com o vírus da Aids, as segundas sobreviveram mais.
No caso dos ratos infectados com uma doença equivalente à Aids, os que receberam um transplante de células T modificadas tiveram uma carga viral menor e um maior número de células T que o resto.
Os pesquisadores americanos afirmam que a descoberta poderia contribuir para desenvolver tratamentos clínicos nos quais as células T de um indivíduo soropositivo fossem alteradas e reinseridas no paciente, resistentes ao vírus, para reforçar seu sistema imunológico.

Anúncios

Um comentário sobre “Desenvolvidos leucócitos resistentes ao vírus da Aids

  1. Tenho estado tão ocupado nos últimos oito anos combatendo HIV, AIDS, preconceito e discriminação que já havia me esquecido de olhar para os lados e ver que já não estou, como estva anos atrás, sozinho nesta corrida.
    Foi com um mixto de alegria, alivio e sofreguidão que encontrei este e outros blogs empenhados, em maior ou menor escala, nesta luta.
    Ando muito cansado para entrar em todos os blogs e agradecer o empenho, então escolhi você para personificar a todos os que estão empenhados e os que ainda se empenharão, para dar meu muito obrigado.
    AGora sei que se eu morrer amnha e não tiver quem dê continuidade ao meu site, que ele será continuado, de uma maneira ou de outra, por outras pessoas…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s