O futuro do som

Como ouviremos nossas músicas em alguns anos: ainda no CD ou só no player?

ipod-family Hoje são tantas as formas de curtir um som, mp3, mp4, ipod… que quase nos esquecemos de como tudo começou. Sabia que antigamente (no início do século 20), os discos só vinham com uma faixa?

Imagine viver naquela época e não poder ouvir seu hit preferido na hora em que te der na telha!

Se antes era tudo muito lento, hoje é bem rápido. Mas onde tudo isso vai parar? Hoje existem as músicas baixadas gratuitamente, tem os compartilhamentos como Limeware (que adoro!) e o E-mule, entre outros. Como vai ficar agora em diante?

· O CD VAI ACABAR? Ter e ouvir CD será uma questão de gosto. Com a expansão da internet, do mp3 e da compra legal de música, será mais fácil e simples ter os sucessos de seu artista preferido. Acontecerá com o CD o mesmo que ocorreu com o LP (disco de vinil, que surgiu na década de 50).

· O QUE VEM POR AI? BLU-RAY: É um novo formato de mídia. Fisicamente, é parecido com o CD e DVD. Mas, internamente, possui de 25 a 50 gigabytes e serve tanto pra arquivos de áudio como de vídeo. Para se ter uma idéia, é possível gravar, aproximadamente, 12 mil músicas ou mais de 4 horas de filme em um blu-ray. Já existe no mercado, mas ainda não se popularizou, pois requer leitores especiais. A faixa de preço de um aparelho é de R$ 3 mil. Mas fique tranqüilo. Quando o leitor de Cd surgiu nos anos 80 também era muuuuuuuito caro.

· COMO OUVIREMOS AS MÚSICAS? Os formatos de áudio podem até evoluir, mas as pessoas estarão mais interessadas no modo de apreciar a composição. A tendência é de que tenhamos “media centers” em casa. O sistema é basicamente o seguinte: um computador central armazena os arquivos de áudio e, por meio de uma rede sem fio (Wi-fi), distribui para todos os cômodos, que serão equipados com caixas de som. Acha que é uma realidade distante? Que nada! Nos próximos anos, os computadores virão com esse dispositivo de fábrica. E tudo ficará melhor: em alguns anos, para ter o “media center” não será mais necessário ter um PC central só pra armazenar arquivos. Tudo será obtido pela internet na hora em que a pessoa quiser.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s