Dicas sobre a Tv Digital

ENFIM, DICAS DE COMO SABER TODOS OS DETALHES NA HORA DE UMA COMPRA DE TV E SEUS ACESSÓRIOS DA ERA DIGITAL (E DA HDTV. NÃO, NÃO É A MESMA COISA)

tv Quais são as vantagens da TV digital?
Imagem melhor, som melhor, tela widescreen, transmissão de até seis canais simultaneamente, transmissão de dados.

A tão prometida interatividade vai demorar?
Você quer comprar pela TV, votar pelo controle remoto? Isso vai chegar, mas tem muito chão até lá. O software brasileiro desenvolvido para isso, o Ginga, só permite a interação com a transmissão de sinal aberto, não fechado.

TV Digital e HDTV são a mesma coisa?
Não. TV Digital é um sistema de transmissão. HDTV (high definition TV) são os aparelhos de TV supermodernos, com tela formato widescreen. Eles permitem uma imagem com resolução de tela de 720p para cima, muito superior aos formatos antigos, como NTSC ou PAL-M (o que usamos aqui).

O que é “full HD”?
“Full High Definition” significa simplesmente que a tela tem resolução de 1080p. São 1080 linhas de resolução vertical e 1920 linhas de resolução horizontal, ou um total de 2.073.600 pixels para formar a imagem daquela gata de biquíni no comercial de cerveja. O “p” depois do 1080 é de “progressive scan” e indica que a imagem não passa pelo “interlacing”, técnica ultrapassada de melhorar a qualidade da imagem. Alguns televisores modernos ainda usam isso (e a resolução é de 1080i). ….

Então devo jogar fora a minha TV velha?
Não pelos próximos dez anos, tempo previsto para o sistema analógico ser aposentado. Nem precisa trocar a antena. Você pode comprar um set-top box (ou receptor ou conversor), que permite que sua TV antiga pegue o sinal digital, desde que ela tenha entrada para DVD ou vídeo. Seu futebol do domingo vai ganhar imagem com qualidade de DVD. Mas, para assistir a TV em alta definição, vai precisar comprar um HDTV.

Comprar um LCD resolve?
Não. Nem Plasma. Para receber o sinal digital é preciso ter o conversor. E nem todas são compatíveis com HDTV.

LCD OU PLASMA?
As TVs de Plasma recentemente têm sido descartadas por especialistas não tão especializados assim. Dizem que duram menos que os LCDs, têm imagem pior, as telas ficam marcadas e exigem muita manutenção. Mas a tecnologia da TV de Plasma já tem dez anos. Evoluiu bastante neste período. E são uma ótima opção. Em muitos aspectos, superior aos LCDs.

PLASMA: IDEAL PARA HOME THEATER
Já existem televisores de Plasma com telas de 42’’ ou mais, com resolução nativa de 1080 pixels, tão bons quanto os de LCD. Estes são mais brilhantes que os de plasma e portanto a luz ambiente reflete menos na tela. Mas as TVs de Plasma têm uma grande vantagem: a imagem mais detalhada e nítida, quando a tela mostra imagens em movimento.

O ideal é procurar um televisor de plasma que tenha “refresh rate” de 72hz, os melhores para a reprodução de HD-DVD e Blu-Ray. Na maior parte dos produtos, a durabilidade ainda é bem menor que os LCDs equivalentes.

LCD: MAIS VERSÁTIL
Os LCDs já ultrapassaram as TVs tradicionais em todo o mundo, em termos de vendas. Também são superiores aos TVs de plasma de várias maneiras. Têm resolução melhor do que os de Plasma, quando se comparam telas menores que 42’’ (ideal para os que não têm salas gigantescas). Mas, se o 21“ ainda é um monitor grande, não é boa tela para sala. No LCD, a imagem pode ser vista de qualquer ângulo com nitidez. O principal “problema” dos LCDs são as cores, raramente tão fiéis ao original quanto os Plasma. Mas, hoje, os melhores LCDs já conseguem reproduzir 90% da gama de cores disponível na transmissão. Fique atento para a garantia do backlight do LCD. Às vezes, ela é menor que a do aparelho – se queimar, você vai ter que jogar o televisor fora.

Eu assino TV via satélite, já tenho TV digital.
Sim, mas não assiste em alta definição. Para isso você precisa da transmissão em TV Digital e de um televisor adequado, mais o set-up box.

Preciso ter uma sala gigante para botar a TV nova?
Os americanos inventaram uma maneira prática de relacionar o tamanho de tela ideal com o do ambiente. Você deve sentar a 3,7 pés da tela se sua TV tem 37 polegadas, 5,2 pés se a TV tem 52 polegadas e por aí vai. Um pé equivale a cerca de 30 centímetros.

Quero minha TV digital já e não dor de cabeça!
Se você não quer gastar fosfato, o melhor é trocar sua TV por um aparelho que já traga o receptor de TV Digital embutido. A Samsung, por exemplo, vai oferecer TVs LCD e full HD de 40 e 52 polegadas com os receptores embutidos, por preços até 15% maiores que as TVs comuns – a partir de R$ 6.500.

Tenho HDTV, full HD, set-top box embutido. Não consigo mais assistir filme em DVD nem TV a cabo – a imagem ficou péssima. O que fazer?
Nenhum dos casos tem muita solução. No caso da TV a cabo, o melhor neste momento é migrar para a TV por satélite.

Um comentário sobre “Dicas sobre a Tv Digital

  1. Boa Tarde
    Pelo que pude ver no artigo “Dicas Sobre a TV Digital” a tecnologia “interlacing” com resolução 1080i já está ultrapassada. Ocorre que recentemente encontrei no mercado tv’s de LCD HDTV-Ready com resolução 1080i ou 1366 x 768. Apesar de ser uma tv de alta definição será que terei problemas de cintilação perceptiveis ao ponto de prejudicar a qualidade das imagens em movimento? Estou interessado em uma tv de 32″ (pelo que vi, nas grandes esses problemas são mais perceptíveis). Também: Se eu comprar um dvd player com progressive scan, melhora ou teria que ser progressive com progressive ou interlacing com interlacing?
    Se puderem me responder
    Agradeço antecipadamente
    Eduardo

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s