Pecados que sabotam sua memória

cerebro O próprio cérebro pode detonar sua habilidade de armazenar informações. Aqui vai uma dicas dessas sabotagens. 

1 Transitoriedade: O tempo apaga as lembranças, não tem jeito. Experimentos mostram que a memória de um fato (por exemplo, aquilo que você comeu na ceia de Natal) declina mais rapidamente nos três primeiros meses e mais lentamente nos meses seguintes.

2 Distração: É aquele lapso que faz você esquecer onde colocou as chaves. No geral acontece durante atividades rotineiras, que não exigem codificação elaborada. Ou, ainda, quando a atenção está dividida entre duas coisas.

3 Bloqueio: É o tal branco. Há pesquisas que mostram que o bloqueio, na maior parte das vezes, está relacionado a nomes de pessoas. Isso porque os nomes próprios não têm conotação, ou seja, servem para designar uma pessoa, mas não revelam nada sobre as características dos seus portadores.

4 Atribuição errada: Você jura que fez algo que não fez. Ao sair de casa você pensa em trancar o portão. Uma hora mais tarde, não se lembra se realmente o fechou ou apenas imaginou isso. O que acontece nesse caso é uma falha de cimentação, ou seja, no momento em que ocorreu o evento, o dado não ficou bem gravado no cérebro.

5 Sugestionabilidade: Ao contrário das outras falhas, que são freqüentes e apesar de causarem irritação não provocam grandes transtornos, esse pecado pode ter conseqüências mais sérias. Imagine que, durante um interrogatório, um policial faça perguntas que sugestionem a testemunha a achar que viu algo que não viu. Alguns indivíduos são mais sugestionáveis que outros e existe até uma escala para medir isso. Crianças, por exemplo, são altamente sugestionáveis.

6 Distorção: Nossas lembranças do passado são muitas vezes reescritas para se acomodar às nossas opiniões e necessidades presentes. As pessoas que mudam de opinião sobre determinado assunto com o passar do tempo tendem a recordar incorretamente que suas atitudes passadas eram muito parecidas com as do presente.

7 Persistência: Ela faz você lembrar coisas que gostaria de esquecer, como aquela música que não sai da sua cabeça. Mas, muitas vezes, essas memórias estão ligadas a incidentes que carregam grande carga emocional, como o dia em que fazemos algo de que nos envergonhamos muito.

Um comentário sobre “Pecados que sabotam sua memória

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s