Saúde: Fibras

                 saude

Se você acha que elas só existem no cereal e que servem apenas para a mulher com intestino preguiçoso, melhor rever o seu conceito. O composto dá mais energia para treinar e trabalhar, melhora a saúde e reduz a absorção da gordura. Ainda há outros mitos que envolvem o assunto. Esclarecemos alguns:

1 COMER FIBRA É COISA DE MULHER
( ) VERDADE ( X ) MENTIRA
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o FDA (órgão norte-americano que regula os alimentos), um adulto, independentemente do sexo, deve consumir pelo menos 20 gramas de fibras por dia. Desse total, de 20% a 25% devem ser do tipo solúvel e o restante, insolúvel. O primeiro é encontrado nas frutas e farelos e, ao chegar no intestino, se transforma em um gel que diminui a fome e varre o excesso de gordura do sangue. Já o segundo tipo está presente nos grãos integrais, retém água e, por isso, aumenta o bolo fecal, estimulando o bom funcionamento intestinal.

2 AJUDA A EVITAR PRISÃO DE VENTRE
( X ) VERDADE ( ) MENTIRA
A fibra cumpre uma função fundamental na travessia do bolo alimentar pelo intestino: ela age deixando as fezes mais leves, úmidas e volumosas. Com isso, facilita a eliminação, evitando a prisão de ventre e suas conseqüências, como mal-estar, hemorróidas e fissuras anais.

3 NÃO TEM NENHUMA FUNÇÃO NUTRITIVA
( X ) VERDADE ( ) MENTIRA
Realmente o organismo não é capaz de digerir nem absorvê-las. Por outro lado, elas podem interferir em todos os movimentos do sistema digestivo, regulando o intestino, melhorando a disposição, o humor e reduzindo uma série de doenças, muitas delas graves, como o câncer do reto.

Delícia de custo-benefício: não tem calorias, não são caras, são gostosas e ainda auxiliam (e muito) na disgestão

4 ENCONTRAR FIBRAS NÃO É NADA FÁCIL…
( ) VERDADE ( X ) MENTIRA
Que nada! O composto é figurinha carimbada nas frutas, especialmente com casca, nos legumes, nas verduras, nos grãos (aveia, trigo, lentilha, feijão) e, nas prateleiras dos supermercados, em versões integrais dos alimentos industrializados, entre eles pão, macarrão, arroz, torrada, biscoito e barra de cereal.

5 DÁ GASES E INCHA A BARRIGA!
( X ) VERDADE ( ) MENTIRA
Mas isso só acontece com quem não tinha o hábito de ingerir fibras e passou a consumi-las diariamente. Sua fermentação no intestino é muito alta mesmo, mas em poucos dias o organismo se acostuma e tudo melhora.

Os cereais matinais – granola, muslix e outros – são uma das mais saborosas fontes de fibras. Não comece seu dia sem eles!

6 PETISCO DE BOTECO TAMBÉM TEM FIBRA
( ) VERDADE ( X ) MENTIRA
Difícil. A não ser que você peça uma porção de shimeji com shitake, legumes em conserva, espeto de abobrinha e berinjela com casca, tremoço ou pão alemão.

7 CONTRIBUI PARA EVITAR DIABETES E COLESTEROL
( X ) VERDADE ( ) MENTIRA
O composto tem o importante papel de equilibrar a produção de insulina pelo pâncreas (cujo excesso pode causar diabetes) e eliminar o excedente de gordura do sangue que, nesse caso, pode elevar o colesterol.

8 PRODUTOS ENRIQUECIDOS COM FIBRAS SÃO MAIS DUROS
( X ) VERDADE ( ) MENTIRA
Isso acontece porque o processo de fabricação preserva a casca do alimento, que é onde está a maior quantidade de fibras. O lado bom disso é que você será obrigado a mastigar mais vezes cada bocado, o que facilita a digestão e estimula a saciedade.

9 É BOA PARA QUEM MALHA E QUER MELHORAR A APARÊNCIA
( X ) VERDADE ( ) MENTIRA
A fibra aumenta o pique para treinar, sim. Porém, deve ser consumida pelo menos duas horas antes de ir para a academia – como demora mais para ser digerida, ela dá a sensação de que o estômago está cheio e pesado. Quanto ao visual, ela elimina as toxinas ingeridas junto com os alimentos, garantindo uma pele mais bonita, brilhante e sem acne.

10 ALIMENTOS FIBROSOS ACELERAM A SACIEDADE
( X ) VERDADE ( ) MENTIRA
Isso acontece por dois motivos: primeiro, porque a fibra atua como uma esponja, absorvendo a água que passa pelo estômago e, conseqüentemente, deixando pouco espaço para a comida; segundo, porque ela leva muito tempo para passar pelo estômago e pelo intestino até ser eliminada pelo organismo. Para tirar a prova, basta servir-se de uma grande salada de folhas acompanhada de massa integral.

11 OS ORGÂNICOS TÊM MAIS FIBRAS
( ) VERDADE ( X ) MENTIRA
Apesar de serem cultivados sem adubos químicos, agrotóxicos ou hormônios, os orgânicos apresentam a mesma quantidade de fibras que os alimentos convencionais.Elas são resistentes a esses aditivos e permanecem praticamente intactas tanto na presença quanto na ausência deles.

12 AS FIBRAS AUXILIAM O CONTROLE DA DIABETES, DO COLESTEROL E DO TRIGLICÉRIDE
( X ) VERDADE ( ) MENTIRA
As fibras têm papel importantíssimo, especialmente no cuidado com a diabetes tipo 2 (aquela que costuma aparecer com a idade e o aumento do peso), porque ajudam a reduzir as taxas de açúcar e de gordura no sangue.

Verdades absolutas: fibra melhora o humor, aumenta o pique para treinar e até previne contra o câncer

13 COZINHAR OS LEGUMES REDUZ A QUANTIDADE DE FIBRAS
( X ) VERDADE ( ) MENTIRA
O ideal é consumir os alimentos crus. Assim você preserva vitaminas e minerais. Mas para não correr o risco de ser infectado por microorganismos, vai a dica: Lave os alimentos um a um com bastante água corrente. Depois, mergulhe tudo em uma vasilha com água e hipoclorito de sódio (à venda em farmácias e supermercados) na medida recomendada na embalagem. Na falta dele, vá de água sanitária mesmo – use uma colher de sopa para cada litro de água. Deixe de molho por dez minutos e passe novamente na água corrente.

Dica básica: prefira alimentos crus, porque eles mantêm fibras, vitaminas e minerais. E não esqueça de lavá-los bem antes

2 comentários sobre “Saúde: Fibras

  1. Olá, sou Giovanna da Edelman, agência de comunicação da Quaker, tudo bom?

    Passei pelo seu blog e gostaria de dizer que adorei o post que esclarece mitos e verdades sobre as fibras. O consumo de alimentos fibrosos rende ótimo frutos à saúde e precisa ser dissipado.

    Por esse motivo gostaria de convidá-lo a participar da comunidade Quaker no Orkut, onde promovemos discussões, trocas de receitas e idéias acerca da aveia. O link está a seguir, seja bem-vindo.

    http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=62379845

    Abraços.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s