Saiba um pouco sobre o MP3

images 2 Além de ser sinônimo de arquivos sonoros, MP3 é uma sigla para compressão de áudio. O formato se tornou especialmente popular com a Internet, já que torna as músicas "mais leves" de forma que elas possam ser trocadas por e-mail, programas P2P ou baixadas de sites em poucos minutos.

Por ser um formato de compressão, o MP3 é mais "pobre" em matéria de qualidade sonora do que, por exemplo, o WAV – que é a extensão mais popular dos arquivos de áudio em CDs. O formato elimina algumas partes do som normalmente não muito percebidas pelo ouvido humano médio – e é aí que se torna tão "diminuto".

É uma técnica que apresenta perdas de qualidade e não é considerada de alta fidelidade pelos especialistas de áudio.

O MP3, porém, é perfeitamente aceitável para os usuários em geral, principalmente pelo benefício de gerar arquivos de música de tamanho reduzido, aproximadamente, uma música em MP3 é dez vezes menor que um arquivo de CD equivalente.

Taxa de compressão

A qualidade de um MP3 varia de acordo com muitos fatores. Em alguns casos, não será percebida. Em outros, vai ser notada por alguém com o ouvido bem treinado se a audição for feita em um equipamento de ponta. A taxa de compressão é que dita a diferença na "audição" final.

A partir de 96 kbps de compressão, é notável a perda de qualidade do som. Acima de 128 kbps, a perda somente é perceptível em equipamentos muito sofisticados. images 1

Além da taxa de compressão, outro ponto que faz diferença é a faixa musical. Na hora de uma gravação em estúdio, as músicas normalmente saem em 256 kbps. No momento que entram no CD, tem taxa de 128 kbps. O que entra em jogo é o decoder usado e como ele condensa as músicas.

Um comentário sobre “Saiba um pouco sobre o MP3

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s