Arquivo X

xfiles-back-765x374

A série estreou em 1993, e muito do seu sucesso deveu-se aos dois atores principais, David Duchovny e Gillian Anderson, que desempenhavam os papéis de um par de agentes do FBI, Fox Mulder e Dana Scully, encarregados de investigar fenômenos paranormais. Em determinados momentos da cronologia outros agentes fizeram parte de The X-Files. Destes se destacam os personagens John Dogget, Monica Reyes, Walter Skiner, Alex Krycek e o agente Spender.

Abordando temas tais como teorias da conspiração envolvendo alienígenas, encobrimentos governamentais de alto nível e paranormalidade, a série conseguiu conjugar características de séries como A Quinta Dimensão, Além da Imaginação e Twin Peaks. Também abordava freqüentemente temas mais místicos, como satanismo, relato de aparições de fantasmas, etc. Não podemos esquecer também, que a série assim como apresenta sua parte de ficção, suspense e aventura, também temos a Comédia sempre presente no bom-humor dos personagens.

A série The X-Files fez tanto sucesso que originou um spin-off chamado The Lone Gunmen, focada nos três amigos de Mulder que investigam atividades secretas do governo norte-americano. Suas descobertas são publicadas num jornal independente chamado de “A Bala Mágica”, publicado pela editora “O Pistoleiro Solitário”, batizado em homenagem à teoria de que um segundo atirador estaria envolvido no assassinato de John Kennedy.

Com fãs no mundo todo, a série já foi exibida em mais de trinta países. Premiada com o Golden Globe como melhor série dramática de televisão e vários prêmios Emmy ao longo dos oito anos, ARQUIVO X foi líder em audiência em vários países como Estados Unidos, Austrália, Espanha e Inglaterra. No Brasil, a série fez tanto sucesso que existem fã-clubes organizados em todo o país. Para ajudar no roteiro, Chris Carter chamou grandes personalidades do mundo do cinema e, entre eles, Stephen King e William Gibson. Premiadíssimo, ARQUIVO X foi eleito um dos seriados mais inteligentes e populares do planeta. Nestes oito anos, a série narrou os estranhos casos investigados pelos agentes especiais do FBI, Dana Scully e Fox Mulder.
A dupla se conheceu em 1993, quando a Agente Especial Danna Scully, médica que entrou para a academia dois anos antes, com intuito de ajudar, baseando-se muitas vezes no estudo adquirido na Faculdade de Medicina, entrou para a distinta seção do FBI: Os Aquivos X. O trabalho inicial da agente, era colocar razão nos inacreditáveis casos desenterrados pelo Agente Especial Fox Willian Mulder. O Agente, que tem um passado cheio de mistérios, onde afirma que sua irmã, Samantha, foi abduzuida, e que uma conspiração governamental se esconde por trás dessa história. Scully e Mulder comandam juntos investigações de casos que praticamente insolúveis, onde a agente Scully se mostra cética as explicações do parceiro, sempre tentando explicar os casos com os olhos da razão, enquanto ele, na maioria dos casos, se mostra com a razão, apesar de suas explicações sejam as menos razoáveis possíveis. Ao longo de oito anos, a amizade entre Scully e Mulder cresceu, sugerindo, às vezes, um envolvimento mais profundo, mas que está sendo revelado aos poucos, por seu criador Chris carter. As crenças do seriado ossilaram, mas agora voltam as origens, mas com grandes mistérios e novos personagens.

Entram na série o Agente John Dogget e a Agente Monica Reys.

Arquivo X é celebrado pela crítica e também tornou-se um fenômeno internacional. O tom conspiratório com mistura de paranóia e horror tem encantado muitos telespectadores. Toda semana, centenas de milhares de auto-proclamados “X-Files” surfam pela internet para dissecar e criticar cada letra de informação dos prévios episódios, desde intrigas até a cor do cabelo de Gillian Anderson (Scully). E com eles cada semana está Chris Carter – um internauta assumido – que lança na internet as últimas informações sobre o seriado 

The X-Files tornou-se um êxito surpreendente, gerando um culto de fãs conhecidos como eXcers, tão devotos como os fãs de Star Trek, os trekkers.

A série ganhou popularidade no meio da década de 1990, conduzindo a um filme em 1998 (Fight the Future). Após nove premiadas temporadas, Arquivo X terminou em 2002, produzindo ainda o segundo filme (I want to belive), em 2008. Em março de 2015, foi anunciado seu retorno após 13 anos, no formato de uma minissérie. A estréia será em 24 de janeiro de 2016. 

Abaixo, clique nas matérias sobre a serie.

Curiosidades sobre a série

A História dos Personagens

Livros da serie

Biografia Mitch Pilleggi e Willian B. Davis

Biografia de Gillian Anderson

Biografia David Duchovny

Dados dos agentes Mulder e Scully

Guia de episodios 1ª, 2ª e 3ª temporada

Estréia o novo filme de Arquivo X!

13 comentários sobre “Arquivo X

  1. arnaldo trindade eu tambem me lembro que por varias vezes deixei de sair so pra ficar assistindo. e adoraria que a serie voltasse mas se fosse com os mesmos atores pois a quimica entre eles nao se compara a nenhuma outra, daria ate pra eles formarem um casal na vida real.

    Curtir

  2. Eu lembro a primeira vez que vi AX. Embora não tenha entendido nada, ficou aquela sensação de querer ver novamente.Na época eu não tinha outra alternativa que não fosse esperar uma oportunidade de que passasse pela tv. Cheguei até a deixar de sair aos sábados só para ver os personagens de Duchovini e Anderson se debruçando sobre casos fantásticos. Mas o que chama mais atenção é a sacada do autor em confrontar o ceticismo de um com a crença do outro, sem nunca cair na pieguice. Sou mais um abduzido pela série.

    Curtir

  3. ARQUIVO X TEM QUE VOLTAR!!!!!!!
    Isso mesmo, o tema sobre a paranormalidade é infindável, assim como, dos extraterrestres.
    Se a série Jornada nas Estrelas houve várias versões com outros artistas, por qual razão, o nosso ARQUIVO X não retorna com novos atores?
    David Duchovini e Gilian Anderson são inesquecíveis, mas eu ainda “QUERO ACREDITAR”.
    Um abraço a todos os fãs de ARQUIVO X!!!
    Ricardo Gaspar.

    Curtir

  4. Gostei da matéria…Arquivo X pra sempre!!!! estou colecionando os dvds assisto toda semana, não se pode voltar no tempo quando tudo aquilo parecia em tempo real, quando nem podia usar a internet nem conversar sobre a série já que não conhecia ninguém que gostasse(também comecei a ver com 8 anos) e esperava a semana inteira para assistir na record um único episódio e durante aquela hora eu permanecia sentada analisando cada frase cada detalhe parecia um ritual…e o resto da semana era pensando no que poderia ter acontecido após o fim do episódio. Nenhuma série vai chegar aos pés de Arquivo X, não da mesma categoria, elas simplesmente não tem o mesmo clima nem magia são cópias é como fazer um I Want To Believe, não funciona!

    Curtir

  5. Cara pra mim Arquivo X é a melhor série de todos os tempos, não tem pra LOST nem nenhuma outra. Infelizmente até hoje não consegui ver além da 4ª temporada, mas me lembro quando passava na Record eu devia ter uns 8 anos de idade e meu pai e minha mãe assistiam e eu ficava na sala junto deles morrendo de medo dos ETs hahaha legal lembrar disso!

    Curtir

  6. Eu sou Fã inveterado de AX. Sempre sempre sempreeeee

    Eu tenho a coleção em casa, assitia as fotas VHS gravadas ainda pela TV Record, e com as várias faltas de episódios que a emissora cancelava e renovava huaha ai que sufoco!

    Desde pequeno eu via, lembro que em 94 meu pai deixou nesse canal pra me fazer ter medo, mas ao contrário, eu fiquei super interessado e perguntava pra ele se Extraterrestres realmente existiam haha

    Desde aquele tempo eu nunca mais perdi um episódio sequer, não por minha vontade.

    É a melhor série do mundo. LOST? Que nada, Arquivo X sempre será a melhor do mundo. Todas que aparecerem serão cópias huahua

    Boto fé em Fringe, gostei do ar da série! Já até imaginei um link com Mulder e Scully, num desses becos da vida haha

    Curtir

Deixe um comentário