Biografia David Duchovny

x_david01 David Duchovny nasceu a 7 de agosto de 1960. Seu nome também é comum de ser confundido: pronuncia-se “dukóvni”, portanto o “H” é mudo. Diz-se pela Internet que o nome de Eddie van Blundht, o rapaz de cauda do episódio Insignificâncias (Small Potatoes, 4×20) foi uma brincadeira com o nome do ator, pela mesma razão (Eddie chega a comentar no episódio que todos escrevem o seu nome errado, tal qual escrevem o de Duchovny). Tem 1,85m de altura. Seu pai (um publicitário do Comitê Americano de Judeus) e sua mãe (professora) se divorciaram quando ele tinha 11 anos. Tem dois irmãos: Danny e Laurie.

História

O nome David Duchovny está normalmente vinculado à série Arquivo X (mesmo ele tentando ao máximo evitar isso). Mas a história dele mostra que isso é apenas uma questão de interpretação, pois ele já participou de uma série de outros filmes, sempre com papéis menores. A caminhada até a decisão final pela vida de ator começou numa escola preparatória apenas para rapazes (ele teve como companheiros nomes como John F. Kennedy Jr, Zach Galligan, Billy Wirth e Jason Beghe, sendo esses três últimos atores. Ele esteve então na Universidade de Princeton, onde jogou basquete por um ano, e beisebol. Mais tarde ele foi para Yale, obtendo mestrado em literatura inglesa e podendo então ser professor de literatura. Sua carreira como ator começou meio que por brincadeira, já que ele tomou aulas de representação apenas para poder escrever um roteiro para cinema. O amigo Beghe já estava em uma escola dramática e estimulou Duchovny a fazer um teste para comercial de TV como meio de conseguir uma graninha extra. Ele conseguiu o papel, não sem justiça uma vez que era um comercial de cerveja, e os dois amigos já tinham trabalhado de barman anteriormente, em uma ou outra ocasião. Em 87, antes de receber seu Ph.D. em literatura inglesa ele abraçou de vez a carreira de ator. Segundo ele mesmo, não foi uma decisão tomada, já que ele fazia as duas coisas ao mesmo tempo. Mas com o tempo ele concluiu que não queria ser professor.

x_david Por alguns anos não conseguiu trabalho algum, o que levou o ator a pensar que talvez tivesse feito a escolha errada. Mas depois conseguiu pontas em filmes como Uma Secretária de Futuro e New Year’s Day. Daí surgiu a chance de fazer um papel no mínimo curioso: o travesti Denis/Denise, que surgiu no segundo (e último) ano da série Twin Peaks. Sua participação em filmes é bem maior do que a da parceira: já teve papéis em O Juízo Final, Chaplin, Kalifornia e uma ponta em Beethoven. Dizem que ele já foi astro pornô, mas não conheço referências a nenhum filme do gênero do qual ele tenha participado. Um filme que deixa essa idéia é o Red Shoe Diaries (erroneamente, e essa é a razão da confusão, esse filme ficou conhecido aqui como Orquídea Selvagem 3, já conhecido pelo gênero erótico). Na época da busca pelo ator para estrelar a série, Duchovny mostrou certa dúvida em assumir um papel na TV. Na ocasião ele esperava por uma chance que definitivamente o levaria ao estrelato. Pra falar a verdade o roteiro do piloto da série foi o único enviado pela agente dele, justamente por ela ter gostado do mesmo e achado conveniente sugerí-lo ao ator. No entanto, ele acabou gostando da idéia e continuou na série, depois que ela foi aprovada pela Fox. Ainda insistindo em outros trabalhos fora da área do Arquivo X, Duchovny aproveitou as férias das temporadas para gravar um filme chamado Playing God, lançado em 97.

Namoros e casamento

x_mulder01 Duchovny teve muitas namoradas, mas isso seria até comum se não fosse o fato de que a maioria das conhecidas ele teve apenas durante esse curto período em que estrelou o agente Fox Mulder. Nas voltas do segundo ano da série, ele estava namorando a atriz Perrey Reeves, que contracenou com ele momentos bem “calientes” no episódio A Trindade (3, 2×07), na época da saída de Gillian Anderson para ter o filho. Anteriormente ele já tinha namorado a famosa atriz Winona Rider. Pouco depois que David e Perrey se afastaram houve um período obscuro na vida amorosa dele. E isso é muito importante, pois dizem as más línguas que nessa época houve um envolvimento entre ele e nada mais nada menos que Gillian Anderson!!! É claro, na ocasião ela já estava separada de Clyde Klotz. Algumas pistas deixadas por eles nos ajudam a talvez concordar ou não com essa teoria do envolvimento entre os dois:

Na época da premiação do Golden Globe, no ano em que Arquivo X ganhou como melhor série dramática, Gillian Anderson como melhor atriz em série dramática e David Duchovny como melhor ator em série dramática, rolou um beijo na boca entre os dois assim que DD recebeu a notificação da premiação! A figura ao lado é mais esclarecedora do que qualquer coisa que eu diga, convenhamos…
Durante as gravações do episódio Lembranças Finais (Memento Mori, 4×15), na conhecida cena final em que Mulder dá um beijo na testa de Scully, dizem pelos bastidores e pela Internet que houve na verdade um outro beijo na boca! No entanto, alguém contou o ocorrido a Chris Carter, que mandou que a cena do beijo na boca fosse retirada e só ficasse o beijo na testa mesmo.
E por fim, houve um boato nessa época, de que um faxineiro foi até o trailer de GA e pegou os dois lá dentro. No entanto essa história é muito pouco confiável, já que todos sabemos que nem metade daquilo que veiculam em jornais e pela Internet é verdade. Já que não houve mais nenhum comentário depois disso, fica aqui apenas o registro, e minha opinião sincera de que pelo menos essa história não deve passar de uma grande mentira.

 x_mulder02 Depois dessa história toda, ele teve um namoro relâmpago com a também atriz Tea Leoni, protagonista da série The Naked Truth, vindo a casar com ela logo depois. Atualmente ele se mantém casado, e cada vez mais desejoso de trabalhar perto de sua esposa. Tanto que em 98 ele afirmou que iria para Los Angeles depois da quinta temporada e quem quisesse que o acompanhasse (apesar da história que foi transmitida pela Internet ser exatamente essa, a impressão que se tinha era de que teria sido um meio de tentar unificar os escritórios responsáveis pela gravação e produção da série, sendo que o primeiro estava em Vancouver e o segundo na própria Los Angeles). No entanto, por motivos principalmente financeiros (a produção dos episódios custaria o dobro se fosse feita em LA), Chris Carter bateu o pé e manteve a série em Vancouver. Por um bom tempo veicularam pela rede que Duchovny iria jogar a toalha, foi dito até que Chris Owens (o conhecido ator que interpretou o Canceroso jovem em Musings, Demons e em Apocrypha, e que atualmente interpreta Jeffrey Spender, filho do Canceroso) iria aparecer mais na série e gradativamente tomaria o lugar de Mulder. Tudo, tudo boatos. DD ainda é dos XF, a série se mudou para Los Angeles naturalmente e tudo correu otimamente bem até a sétima temporada. Mas a mais nova informação é de que Duchovny só participará de metade dos episódios da oitava temporada, uma pena…

Outros trabalhos

Na história de David, contada acima, você já viu que ele teve diversos pequenos trabalhos antes do Arquivo X. Veja agora as fotos e os comentários dos fimes do ator.

2 comentários sobre “Biografia David Duchovny

  1. Ehhhh o David além de um gato é um ótimo ator! Amooo Arquivo X e sou fã da Gillian também! Acho que os dois combinam tanto! Tenho todos os dvd´s e realmente naquele episódio que ela tá no hospital houve um beijo na boca que os atores decidiram gravar… Eu tenho a cena pq tá no documentário sobre aquela temporada e realmente o Chris msm diz que foi ele que barrou o beijo… Hmmm acho que rolou algo entre eles sim… Mas enfim eles são maravilhosos, talentosos e inesquecíveis!

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s